Sindicato recebe delegação argentina para debater conjuntura e oportunidades de desenvolvimento

Participaram o cônsul-geral da Argentina, representantes da entidade sindical UOM, do governo e de empresários

Foto: Adonis Guerra

Os Metalúrgicos do ABC receberam uma delegação argentina composta pelo cônsul-geral, Luis María Kreckler, o secretário-geral da entidade sindical UOM (Unión Obrera Metalúrgica), Abel Furlán, representantes do governo e da associação das micro, pequenas e médias indústrias metalúrgicas da Argentina, na Sede, no último dia 4.

Os dirigentes debateram a conjuntura política e econômica dos dois países, a integração e a discussão de pautas conjuntas para o fortalecimento das relações, em defesa do crescimento e desenvolvimento dos dois países.

O presidente do Sindicato, Moisés Selerges, destacou que a visita dos irmãos argentinos foi muito boa. “Sabemos da difícil situação econômica que a Argentina passa, mas queremos estar juntos porque os verdadeiros amigos caminham sempre lado a lado nos momentos mais difíceis”, afirmou.

Foto: Adonis Guerra

Diagnóstico

O diretor administrativo dos Metalúrgicos do ABC, Wellington Messias Damasceno, reforçou a importância do encontro, com a discussão sobre a complementaridade das indústrias do Brasil e da Argentina e da possibilidade de aumento do comércio entre os dois países.

“Tratamos da organização de um evento para traçar um diagnóstico das cadeias produtivas no Brasil e na Argentina, com rodada de negócios para tentar aproximar e reforçar essas cadeias”, explicou.

Foto: Adonis Guerra

“A ideia é tentar substituir importações de fora do bloco Mercosul por empresas brasileiras que poderiam suprir a demanda, aumentando as exportações do Brasil para a Argentina, mas também que possamos ter produtos argentinos, aumentando a cooperação e gerando empregos nos dois países. As indústrias são complementares, com processos que começam aqui e terminam lá e vice-versa”, afirmou.

Aproximação

Em maio do ano passado, o cônsul-geral e o então embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, visitaram o Sindicato. Moisés e diretores da Executiva estiveram na Argentina em julho de 2022 para debater questões relacionadas à indústria, geração de empregos e formação profissional. Em setembro de 2022, representantes da UOM estiveram no Sindicato para aprofundar a cooperação em políticas industriais, a defesa do emprego e a valorização da indústria.