Sindicato recebe representantes da Saab
Fotos: Adonis Guerra
Os Metalúrgicos do ABC se reuniram com os representantes da Saab da Suécia, Johanna Aspman e Jesper Ohlson, e da Saab do Brasil, José Laércio Pereira, na terça-feira, dia 11, na Sede.
O secretário-geral do Sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva, contou que o diálogo foi sobre as expectativas e impressões sobre a fábrica em São Bernardo e a vocação industrial do ABC.
“A fábrica aqui já começou a contratar trabalhadores, com treinamentos que serão realizados na Suécia. O Sindicato defendeu a compra dos 36 caças suecos pelo governo brasileiro desde 2010 por incluir essa transferência de conhecimentos, que é fundamental para o desenvolvimento da alta tecnologia e da inovação no Brasil”, explicou.
O evento para o início da instalação da Saab Aeronáutica Montagens, em São Bernardo, foi realizado em maio deste ano e as operações estão previstas para iniciar em 2020 com 55 trabalhadores, entre engenheiros e montadores, que serão capacitados em Linköping, na Suécia.
Até 2024, a previsão é de 200 trabalhadores. Serão produzidas na fábrica a fuselagem traseira, fuselagem dianteira, caixão da asa, cone de calda e freios aerodinâmicos.
“Reforçamos que a região tem vocação industrial, serviços voltados para a indústria e é um celeiro de trabalhadores qualificados. Isso diferencia o ABC de outras regiões do País. Ao diversificar a produção, as empresas se fortalecem com geração de empregos altamente qualificados”, ressaltou.
Da redação