Sindicato reforça a prevenção ao câncer de mama e inicia campanha ‘Doe fios de amor’

Doações de fios de cabelo com mechas de, no mínimo, 15 cm podem ser entregues na Sede, Regionais Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Foto: Adonis Guerra

“Antes de qualquer luta, seja dentro ou fora da fábrica, temos que olhar para nós. Conhecer a si mesma é a melhor forma de aprender a identificar quando algo não está certo”, alertou a diretora-executiva do Sindicato, An­dréa de Sousa, a Nega, para conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama em alusão ao mês Outubro Rosa. “O câncer de mama é um dos tipos mais comuns entre as mulheres no Brasil, mas existe prevenção e tratamento. Por isso, é importante se cuidar o ano inteiro”.

A Comissão de Mulheres Metalúrgicas do ABC realizará durante todo o mês atividades com as trabalhadoras nas fábricas da base sobre a importância de cuidar da saúde e poder salvar vidas. “Outubro Rosa é para reforçar que temos que nos cuidar sempre, todos os meses do ano. O câncer de mama, se descoberto cedo, tem grande possibilidade de cura, por isso a importância do autoexame e de manter os exames de rotina em dia”, afirmou.

A coordenadora da Comissão das Mulheres Metalúrgicas do ABC e CSE na Ouro Fino, em Ribeirão Pires, Maria Zélia Vieira Viana, lembra que a campanha Doe Fios de Amor continua este ano. “A autoestima é fundamental, o cabelo é algo muito importante para nós e, por isso, estamos com a campanha para ajudar quem mais precisa. Nosso compromisso não é só falar das pautas trabalhistas, mas falar do que impacta nas nossas vidas”.

Segundo Zélia, o cabelo deve ser entregue na Sede do Sindicato, nas Regionais Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. “São aceitos todos os tipos de cabelo com, no míni­mo, 15 cm de comprimento, podendo ser só uma mecha. Diga ao cabeleireiro que você está cortando para doar”, explicou a dirigente. “Outra dica: o corte deverá ser feito com o cabelo seco. Coloque o cabelo cortado bem amarrado no elástico, em um saquinho, e leve até a recepção do Sindicato ou das Regionais”.

Números

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. No Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.

Saiba mais Câncer de mama

Sinais e sintomas

■ Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor

■ Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja

■ Alterações no bico do peito (mamilo) como retrações

■ Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço

■ Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos