Sindicato reforça laços internacionais em debate sobre negociação coletiva no Peru

Encontro na FETRIMAP reuniu dirigentes e representantes da CNM/CUT para trocar experiências sobre organização sindical e desafios do mundo do trabalho

Foto: Divulgação

No último dia 30, o secretário de Relações Internacionais da CNM/CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos) e membro da CSE na Mercedes, Maicon Michael, participou em Lima, no Peru, de um debate sobre negociação coletiva e a experiência sindical brasileira, promovido pela FETRIMAP, federação de indústrias ligada à CGTP — central sindical peruana fundada por José Carlos Mariátegui, um dos maiores pensadores marxistas da América Latina.

O encontro reuniu secretários-gerais dos sindicatos que integram a FETRIMAP que, no modelo peruano, representam os trabalhadores por empresa — estrutura semelhante às Comissões de Fábrica no Brasil. “Foi um momento de grande aprendizado e troca. Tivemos a oportunidade de apresentar como estruturamos a negociação coletiva e compreender desafios que nossos companheiros enfrentam”, destacou Maicon.

Além da troca técnica, o evento reafirmou a importância da solidariedade entre os povos latino-americanos e caribenhos diante dos impactos das transformações econômicas e políticas que atravessam o continente. A experiência brasileira, construída com base na organização por categoria, no fortalecimento das Comissões de Fábrica e na negociação coletiva ampla, despertou o interesse dos dirigentes peruanos.

Mariátegui, fundador da CGTP na década de 1920, foi lembrado como precursor de uma teoria política autêntica e latino-americana, que interpreta a luta de classes a partir da realidade de nossos povos. A FETRIMAP dá continuidade a esse legado, buscando fortalecer a representação no setor industrial e construir, junto a entidades como a CNM/CUT, uma integração sindical e produtiva que una história, resistência e futuro.