Sindicato reforça luta contra violência às mulheres com rodas de conversa na Alumbra e Marcolar

Mobilizações do Agosto Lilás promoveram diálogo, acolhimento e fortaleceram denúncia contra todas as formas de agressão

Foto: Igor Andrade

Quando o assunto é violência contra as mulheres, o silêncio nunca pode ser opção. No Agosto Lilás, o Sindicato leva diálogo e acolhimento às fábricas, transformando dor em coragem e informação em proteção. No dia 15, a mobilização chegou à Marcolar, em Ribeirão Pires. Já no dia 21, foi a vez da Alumbra, em São Bernardo.

Os encontros, promovidos pela Comissão de Mulheres Metalúrgicas do ABC, buscam despertar a responsabilidade coletiva pela vida das mulheres. Afinal, é principalmente no ambiente doméstico que surgem os primeiros sinais de abuso ou silenciamento, muitas vezes ignorados até que a violência se agrave. A cada atividade, a mensagem é clara: nenhuma forma de violência pode ser tolerada.

Foto: Igor Andrade

Nas fábricas, as falas das trabalhadoras mostram a importância desses momentos de troca. Na Marcolar, a CSE Maria José Pimentel dos Santos, a Masé, destacou: “não esperávamos uma reação tão positiva das trabalhadoras. A recepção foi calorosa e isso representa aprendizado a cada dia. Algumas até se emocionaram porque o tema mexe muito. Foi um momento de troca e fortalecimento coletivo”.

A coordenadora da Comissão, Maria Zélia Vieira Viana, também ressaltou o acolhimento. “As companheiras puderam falar sobre suas experiências e se sentiram acolhidas. Houve diálogo e deixamos claro que não aceitamos nenhum tipo de violência. Reforçamos que estamos unidas para apoiar qualquer mulher que precisar. Nenhuma de nós está sozinha”.

Alerta

A urgência desse debate se reflete nos dados do 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Em 2024, foram registrados 1.492 feminicídios no Brasil, média de quatro mulheres mortas por dia, a maioria jovens, negras, dentro de casa e por companheiros. Casos de estupro também chegaram a recorde: 87.545 registros em um ano.

Frente a essa realidade, o Sindicato reforça a importância do Ligue 180, canal gratuito e sigiloso, disponível 24 horas, inclusive por WhatsApp: (61) 9610-0180. A central orienta mulheres em situação de violência, encaminha os relatos aos órgãos competentes e acompanha os casos, além de oferecer informações sobre direitos e serviços de proteção.

Cuidado e fortalecimento coletivo

Como parte desse compromisso, a Comissão convida todas as trabalhadoras da base para a Feira de Beleza no próximo sábado, 30, das 9h às 16h, na Sede do Sindicato, em São Bernardo. Um espaço de cuidado, diversão e informação, com massagem, cabeleireira, trancistas, unhas e cílios, Espaço Kids, cálculo da aposentadoria, sorteio de brindes e aulas de defesa pessoal e de ritmos. Uma oportunidade de se cuidar, trocar experiências e fortalecer nossa união. Participe!