Sindicato reforça na Mercedes luta contra violência às mulheres
Rodas de conversa no Agosto Lilás destacam informação, acolhimento e incentivo à denúncia. Ligue 180, canal gratuito, sigiloso e disponível 24 horas, inclusive por WhatsApp: (61) 9610-0180

Neste Agosto Lilás, mês de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres, o Sindicato reafirma seu compromisso com a vida e a dignidade das trabalhadoras. A luta acontece dentro e fora das fábricas, por meio de informação, acolhimento e incentivo à denúncia. No último dia 11, duas rodas de conversa foram realizadas com trabalhadoras na Mercedes, em São Bernardo, para despertar a responsabilidade coletiva diante de um problema que, muitas vezes, tem início dentro de casa, nos primeiros sinais de abuso e silenciamento.

A CSE na Mercedes e integrante da Comissão das Mulheres Metalúrgicas do ABC, Priscila Rozas, ressaltou a relevância desses encontros. “Não falamos apenas de violência física. Também abordamos a violência psicológica, sexual, patrimonial e moral, que muitas vezes acontecem de forma silenciosa, disfarçadas no cotidiano e, infelizmente, ainda são normalizadas”.
“As rodas de conversa cumprem um papel essencial porque permitem um diálogo seguro e acolhedor, onde todas se fortalecem, se escutam e reconhecem situações de violência. Muitas vezes, é nesse espaço que nasce a consciência da mulher, quando ela percebe que o que vive não é normal, que não está sozinha e que existe ajuda disponível”.
Para Priscila, conscientizar é também empoderar. “Nosso objetivo é que o Agosto Lilás se faça presente em todos os meses do ano, e que essas ações sejam sementes de transformação na vida das mulheres da fábrica e da sociedade”.
O Sindicato reforça ainda a importância do Ligue 180, canal gratuito, sigiloso e disponível 24 horas, inclusive por WhatsApp: (61) 9610-0180. O serviço orienta mulheres em situação de violência, encaminha denúncias aos órgãos competentes, acompanha os desdobramentos e oferece informações sobre direitos e serviços da rede de proteção.