Sindicato retoma curso de formação sindical para dirigentes até novembro
Primeiro encontro de 2025 aconteceu na última semana de março com a participação de aproximadamente 60 dirigentes de montadoras e regionais

Nos dias 27 e 28 de março, o Sindicato retomou o curso de formação sindical para dirigentes, que seguirá com encontros mensais até novembro, além de atividades intermediárias de abril a dezembro. No primeiro encontro, realizado no Centro de Formação Celso Daniel, participaram aproximadamente 60 dirigentes de montadoras e regionais.
“O curso integra o terceiro módulo ‘O Chão que Pisamos’, focado no papel do dirigente sindical e do Sindicato no cenário atual. No primeiro dia, participantes resgataram o percurso formativo do ano passado e revisitaram suas primeiras experiências sindicais. Também aprofundaram o debate sobre a organização no local de trabalho, pilar da luta dos Metalúrgicos do ABC”, explicou o diretor executivo do Sindicato e coordenador do departamento de Formação, Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão.
No segundo dia, dirigentes assistiram a um trecho do filme Daens – Um Grito de Justiça e encenaram dramatizações sobre o mundo do trabalho. “Estamos oferecendo condições para que nossa direção tenha entendimento sobre temas que impactam a vida dos trabalhadores, como Reforma Trabalhista, inflação, redução da taxa de juros e muito mais”, afirmou Luizão.
Cursos
O departamento de Formação anunciou também a segunda turma do curso Realidade Brasileira: Trabalho, Indústria e Desenvolvimento, que inicia em 30 de abril e segue até dezembro na Escola Nacional Paulo Freire. A formação é um curso de extensão universitária com certificação da UFABC (Universidade Federal do ABC). Em abril, será relançado o Cine Debate, espaço de formação e cultura que fortalece a consciência crítica dos trabalhadores no Sindicato e dirigentes, que recepcionam e dialogam com a categoria na Sede e Regionais diariamente.
A partir de maio, ocorrerão atividades de intercâmbio entre dirigentes do ABC e sindicatos do país, em parceria com a CNM/CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos). O curso de Libras é outra formação oferecida com o objetivo de capacitar dirigentes para uma comunicação mais inclusiva e eficaz com pessoas com deficiência auditiva, fortalecendo a atuação sindical e a acessibilidade nas fábricas.