Sindicato se reúne com ministros da Indústria e do Trabalho para debater futuro da ferramentaria
No último dia 13, representantes do setor de ferramentaria se reuniram, em Brasília, com o ministro da Indústria e Desenvolvimento e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, para apresentar um diagnóstico geral do segmento.
Segundo o integrante do Conselho da Executiva da Direção do Sindicato e do Conselho do Senai, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, que participou do encontro, o Projeto Podium é um documento robusto que traz detalhes sobre a situação da ferramentaria no Brasil e tem por intuito contribuir para alavancar o setor.
“O documento engloba desde a renovação do parque de máquinas para que o setor se torne competitivo, como também a qualificação da mão de obra, tanto técnica, como de quem gerencia as ferramentarias, além da criação de um selo de qualidade local e mundial”, detalhou.
O diretor explicou que o diagnóstico é amplo e não trata somente do segmento automotivo. “Estamos falando de ferramentaria no geral, recuperação de emprego de qualidade, qualificação profissional com a reformulação do curso de ferramentaria de 3.200 horas”.
Bigodinho ressaltou a boa interlocução com o atual governo, o que tende a facilitar a adoção das medidas propostas. “Queremos a recuperação da indústria, o que passa pela ferramentaria, setor estratégico e muito importante. Ter essa interlocução e essa receptividade do governo é fundamental para articularmos as políticas necessárias para alavancar a ferramentaria no Brasil”.