Sindicato se une a entidades e movimentos sociais em defesa da democracia e da vida

CUT, demais centrais sindicais, OAB, ABI, SBPC e Comissão Arns estão entre as mais de 70 organizações à frente da campanha #BrasilpelaDemocracia

Os Metalúrgicos do ABC aderiram a campanha lançada esta semana por mais de 70 organizações, entre entidades nacionais, centrais sindicais, movimentos sociais, articulações pró-democracia e organizações não-governamentais #BrasilpelaDemocracia #BrasilpelaVida.

A ação é uma resposta à situação enfrentada pelo país, que exige a união de todos em defesa da democracia, ameaçada pelo ataque permanente e inconcebível às instituições, à imprensa, ao Estado Democrático de Direito e aos direitos dos cidadãos e cidadãs consagrados na Constituição Federal.

O Sindicato que tem sua origem e lutas sempre pautadas pela atuação democrática e solidária não poderia ficar de fora. O diretor executivo, Carlos Caramelo, destaca que a democracia está em ações práticas como a solidariedade e a atuação constante em defesa dos direitos dos mais vulneráveis.

“Essa campanha mostra a união de vários pensamentos que atuam em segmentos diferenciados dentro da sociedade, todos na defesa dos direitos humanos tendo como pauta comum a democracia. E o maior movimento democrático que temos agora é a solidariedade pela vida das pessoas”.  

“É preciso transformar a democracia em ações práticas, do olhar e atenção para as os grupos mais vulneráveis na nossa sociedade. Precisamos também estar juntos e unidos na defesa dos direitos e respeito aos negros, LGBTs e das mulheres. Inclusive, é necessário defendermos a nossa soberania nacional e serviços públicos nas áreas de saúde, educação e transporte de qualidade. O princípio da democracia é o direito de viver, trabalhar e de ter dignidade”, completou.  

Entre as pautas da campanha também está a defesa da vida, ameaçada pela ineficiência do governo federal no combate à pandemia do novo coronavírus, agravando a já crítica situação sanitária e econômica, o que implica mais sofrimento a trabalhadoras e trabalhadores, às populações vulneráveis e inviabiliza a sobrevivência de empreendedores, em especial micro e pequenos empresários.

Virada da Democracia

Neste final de semana será realizada a Virada da Democracia, um evento coletivo com dezenas de atividades propostas pelas organizações envolvidas, entre palestras, ações culturais e manifestações virtuais. Acompanhe a programação no site: brasilpelademocracia.org.br. No site também estão disponíveis os kits da campanha com imagens para serem baixadas e usadas nas redes sociais em apoio ao movimento.