Sindicato torna campus do Instituto Federal próximo ao ABC
Rafael Marques, vice-presidente do Sindicato, se reuniu com representantes do Instituto Federal São Paulo.
Foto: Raquel Camargo / SMABC
A vinda de um campus avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo para o ABC pode se tornar realidade.
O assunto foi tratado nesta semana com o vice-reitor do Instituto, Garabed Kenchian, pelo vice-presidente do Sindicato, Rafael Marques, e o diretor executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, João Ricardo Caetano.
Após o encontro, Rafael avaliou que a instituição tem uma das melhores experiências em formação profissional e sua instalação na região seria bem vinda. “Visitamos laboratórios de mecânica e robótica e comprovamos um alto nível tecnológico”, contou.
Rafael explicou que o Sindicato quer trazer o campus devido a carência de centros avançados para formar com qualificação trabalhadores de nível médio na base.
“Lamentavelmente, a educação profissional de nível médio foi abandonada nos últimos vinte anos no Estado de São Paulo”, criticou o dirigente.
Planos inovadores
Outra expectativa do Sindicato com o Instituto é atender duas demandas estruturais do ABC: a construção de planos diretores de preservação das áreas industriais e de planos inovadores de educação profissional.
A instalação da entidade faz parte do Plano de Educação que o Sindicato apresentou ao Consórcio, em março desse ano. A proposta foi aprovada por todos os prefeitos.
Rafael Marques defende que o Sindicato influencie positivamente o projeto pelo conhecimento da realidade industrial que tem sobre a região do ABC e pela participação junto ao Conselho de Competitividade do Setor Automotivo, no Plano Brasil Maior.
Da Redação