Siraque acusa adversário de receber salário sem trabalhar
Candidato petista à Prefeitura de Santo André fez um apelo para que seu oponente não receba o salário de parlamentar
Emerson Oliveira
Siraque alerta para sumiço do candidato da Câmara Municipal
Sem citar o nome do adversário na disputa pela Prefeitura de Santo André neste segundo turno, Vanderlei Siraque (PT) pediu para que o presidente da Câmara, José Montoro Filho, o Montorinho (PT), não pague o salário do vereador e prefeiturável Aidan Ravin (PTB).
O pedido foi feito durante comício realizado na Praça Áurea, Vila Palmares, no domingo. O motivo é que Ravin não se licenciou do cargo de vereador para fazer campanha política e “recebe para não trabalhar”, disse o petista.
Siraque, que também é deputado, disse que se licenciou da Assembléia Legislativa para fazer campanha política. “Fazendo campanha eu não tenho condições de ir até a Assembléia. E não é justo receber para não trabalhar.”
O petista disse ainda que o adversário também não compareceu à Câmara no dia em que o prefeito João Avamileno (PT) encaminhou para votação um projeto de lei que doava o terreno municipal para instalação da Universidade Federal do ABC (UFABC). “Isso não é ataque, é um fato. Está documentado na Câmara que ele não foi trabalhar neste dia.”
Outra crítica a Ravin, feita por Siraque, foi o fato de o governador José Serra (PSDB) apoiar o petebista e, na opinião do petista, ter agido assim “contra a cidade”. “Sabe o que ele fez aqui (Vila Palmares)? Fechou uma escola e queria instalar a Febem (hoje Fundação Casa) aqui. Colocou a tropa de choque (da Polícia Militar) para demolir a escola. E engraçado que não tem segurança na cidade, mas para demolir uma escola tem muitas viaturas. Para evitar nós estivemos aqui, eu, o prefeito Avamileno o vereador Zacarias (PR). Onde estava o meu adversário?”, atacou Siraque.
Ainda durante o discurso, Siraque desqualificou a tática de Ravin dm mandar bonecos de sua imagem para representá-lo pela cidade. “Hoje de manhã, caminhei por três feiras livres e não encontrei com o meu adversário, só com o boneco que é bem parecido com ele. Agora, será que se ele ganhasse ele também iria pôr um boneco para governar?”
Frente anti-PT – Durante o processo eleitoral, os candidatos derrotados no segundo turno Raimundo Salles (DEM), Dr. Brandão (PSDB), junto com Ravin, chegaram a cogitar a criação de uma frente anti-PT, porém nada foi feito. “Eles deveriam ter criado uma frente que fosse contra todos os 13 partidos que formam essa coligação. Mas nós não somos contra ninguém, nós governaremos para todos”.
“Existe um preconceito da elite de Santo André que não se conforma que o prefeito seja eleito pelo povo. E que um prefeito como João Avamileno, que veio do chão de fabrica, possa governar nossa cidade”, declarou Siraque, que aproveitou para comparar Ravin ao ex-presidente que sofreu impeachment, Fernando Collor de Melo. “Eu votei no Lula e ele votou no Collor”, disse, se referindo às eleições presidenciais de 1989.
Siraque recebeu recentemente o apoio do vereador mais votado da cidade, Luiz Zacarias (PR), que, no primeiro turno, foi aliado de Raimundo Salles. O petista discursou que o motivo da vinda de Zacarias para “este lado” é para fortalecer o ‘planejamento regional’, vinculado ao Orçamento Participativo, usado por Avamileno.
“Cada região terá seu representante no gabinete do prefeito, será um governo regional. E todos vão opinar na criação do planejamento participativo da nossa cidade.”
Apoio cultural – Os cantores de rap, Edi Rock, do grupo Racionais MCs, e Afro-X, do grupo 509-E, marcaram presença no palanque petista e foram muito aplaudidos pelos eleitores. O deputado federal Paulo Teixeira (PT) e o prefeito João Avamileno (PT) também estiveram presentes.
Do ABCD Maior