Siraque mantém liderança com 54,9% dos votos

Candidato petista à Prefeitura de Santo André tem 9,8 pontos percentuais à frente do seu adversário

O candidato à Prefeitura de Santo André pelo PT, Vanderlei Siraque, manteve a liderança na segunda pesquisa de opinião realizada pelo Instituto Scenso – Pesquisa de Opinião e Mercado. Com 54,9% dos votos válidos, o petista está 9,8 pontos percentuais à frente de seu adversário, Aidan Ravin (PTB), que obteve 45,1% dos válidos.

Se as eleições fossem hoje, Siraque seria eleito o novo prefeito do município, aponta o levantamento, realizado entre os dias 21 e 23 de outubro. Para a computação dos votos válidos, excluí-se os brancos, nulos e indecisos. A margem de erro é de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos; foram ouvidos 504 eleitores. A pesquisa foi registrada no cartório da 156ª Zona Eleitoral da cidade.

De acordo com a pesquisa, os votos brancos e nulos somam 6,7%, mantendo o declínio considerável de eleitores que não escolheram nenhum dos candidatos em 5 de outubro, quando 17% dos eleitores (74,3 mil pessoas) votaram em branco ou nulo. O levantamento ainda aponta que 8,7% dos eleitores ainda estão indecisos.

Aproximação.
A diferença entre Siraque e Ravin diminuiu 12,8 pontos percentuais em relação à última pesquisa Scenso, realizada há dez dias e publicada pelo ABCD MAIOR em 17 de outubro. Durante o período, Siraque declinou 6,4 pontos percentuais, exatamente o contrário de Aidan, que subiu outros 6,4.
Já na pesquisa estimulada, Aidan apresenta maior aproximação: a diferença entre os dois candidatos cai para 8,3 pontos percentuais, o que, dentro da margem de erro, representa empate técnico entre o petista e o petebista.

O levantamento ainda aponta que ambos os candidatos cresceram desde o resultado final das urnas no primeiro turno. Siraque, que ficou com 48,9% dos votos válidos nas urnas, conquistou mais do que o único ponto percentual necessário para que vencesse a eleição e subiu seis pontos percentuais desde 5 de outubro.

Já Aidan, mesmo não conseguindo criar a chamada “Frente anti-PT”, coalizão dos partidos de direita, obteve franca ascensão. Sem a adesão de Newton Brandão (PSDB), já que os tucanos racharam neste segundo turno, e apenas com “apoio” pessoal de Raimundo Salles (DEM), Aidan subiu 23,4 pontos.

Quem vence.
Um terço dos que responderam que votarão em Aidan Ravin (PTB) acredita que o candidato Vanderlei Siraque (PT) vencerá a eleição no dia 26 de outubro. É o que aponta a segunda pesquisa de opinião do Instituto Scenso, onde 33,9% dos eleitores do petebista apostam que o PT será vencedor no segundo turno. Já 90,6% dos eleitores de Siraque apostam em sua vitória.

De acordo com o levantamento, 62,9% dos eleitores de Santo André acreditam na vitória de Siraque, enquanto apenas 19,4% apostam no petebista. Dos 6,7% de eleitores que disseram que votarão em branco ou nulo neste segundo turno, apenas 5,9% acreditam que Aidan será o próximo prefeito, enquanto 61,8% confiam na vitória de Siraque.

Todos os perfis pesquisados (sexo, faixa etária, escolaridade, renda e religião) também esperam que Siraque seja eleito. Entre a juventude (16 a 24 anos), 63,9% dos entrevistados apostam na vitória de Siraque.

Na pesquisa, 51,7% dos graduados e 54,6% das famílias com renda superior a R$ 2 mil acreditam que o petista será o prefeito de Santo André a partir de 2009.

Perfil.
O candidato Vanderlei Siraque (PT) obteve maior intenção de votos do que seu adversário Aidan Ravin (PTB) em todos os perfis avaliados pela pesquisa do Instituto Scenso, excluindo os eleitores com maior escolaridade e renda superior a R$ 2 mil.

Diferentemente da última pesquisa publicada, onde Aidan Ravin (PTB) vencia entre os eleitores jovens (16 a 24 anos), desta vez Siraque assumiu a preferência da juventude: 45,8% dos entrevistados disseram que votaram no petista, enquanto Aidan obteve 41,7% da preferência dos jovens.

Além da juventude, Siraque vence entre os mais velhos. Dos eleitores entrevistados com mais de 60 anos, 48,9% preferem Siraque e 34,8% disseram que votariam no petebista. Apenas 2,2% dos idosos entrevistados afirmaram que irão anular o voto e 14,1% ainda não se decidiram.

Siraque ainda possui ampla preferência entre os eleitores com ensino fundamental completo ou incompleto. Dos entrevistados com menor escolaridade, 54,9% disseram que votarão no petista; apenas 33,6% dos menos instruídos preferem Aidan.

O perfil religioso do eleitorado em Santo André também prefere Siraque: o petista aparece com 49,3% da preferência dos católicos contra 37,8% de Aidan; 5,6% dos católicos disseram que votarão em branco ou nulo. Entre os evangélicos Siraque obteve 41,5% das intenções de voto e Aidan 37,4%; brancos e nulos somam 8,1%.

Aidan vence entre os eleitores com ensino superior completo ou incompleto: dos entrevistados, 45% disseram que votarão em Aidan em 26 de outubro, enquanto 35% em Siraque. Os entrevistados com renda superior a cinco salários mínimos também preferem o petebista, que obteve 54,6% das intenções de votos dos mais favorecidos contra 34% de Siraque.

Do ABCD Maior