Situação resolvida na Heraeus

Trabalhadores conquistam regularização das férias, do banco de horas e negociação de PLR

Trabalhadores participam da assembleia. Foto: Rossana Lana / SMABC

Regularização das férias, fim do saldo do banco de horas e negociação da PLR são situações resolvidas para os trabalhadores na Heraeus, em Diadema.

Para chegar até ai, entretanto, o pessoal parou a produção na manhã de 31 de março, iniciou um processo de mobilização para acompanhar a negociação e nesta quinta-feira aprovou dois acordos.

Um deles consiste na renovação do banco de horas, agora com mais controles. Um dos motivos da paralisação do final do mês passado foi o fato da fábrica descontar o saldo negativo de alguns companheiros, quando o acordo anterior determinava que o banco devia ser zerado para todos.

Quanto à PLR, o outro acordo aprovado, os trabalhadores escolheram a comissão negociadora com o compromisso de se firmar um valor fixo para todos. Até então, o pagamento era feito conforme o salário individual, o que também serviu para engrossar o protesto.

“Taí o resultado positivo da luta. Sem a mobilização, dificilmente os companheiros fariam a empresa negociar e colocar essas demandas em ordem”, afirmou David Carvalho, coordenador da Regional Diadema.

Cabe agora à companheirada, segundo ele, fiscalizar os acordos e denunciar qualquer deslize, especialmente quanto ao banco de horas.

Da Redação