Só faltou você!

Pressão por metas é causa de estresse e perda de qualidade de vida no trabalho

No debate de saúde no trabalho do 4º Congresso com o tema Saúde e competitividade, um desafio para o movimento sindical, só faltou você.
Isso porque, apesar da grande divulgação e da importância do tema, a média de pessoas presentes durante o debate não ultrapassou a 50.

– Conjuntura está mostrando o problema

Estamos vivendo uma situação em que centenas de acidentes e doenças mutilam e incapacitam companheiros nossos em todas as fábricas.

Levantamentos do nosso departamento de saúde mostram que cerca de 20% de trabalhadores estão, ou estiveram recentemente, em uso de medicamentos contra depressão em decorrência da enorme pressão de trabalho a que estão submetidos nas fábricas.

– Trabalho com metas e muito medo

Embora as empresas falem em crise e desaquecimento das vendas, o que se vê na maioria das fábricas é muito trabalho para uma mão de obra que, a cada dia, está mais enxuta.

E aí haja pressão em cima dos trabalhadores para atingir metas cada vez maiores de produção e de qualidade com metas cada vez menores de absenteísmo e até de acidentes no trabalho.

E tudo isso sem reclamar, pois paira sempre a ameaça do desemprego se a fábrica fechar por falta de competitividade.

– Será que fecha mesmo?

Esse era o tema do debate que você perdeu. Até onde podemos ir? Até que ponto podemos aceitar essas metas sem que isso signifique uma deterioração ainda maior da saúde e da vida? Você não acha que é hora de discutir essa realidade?

Comissão de Saúde, Condições de Trabalho e Meio Ambiente