Só luta muda a realidade
Aqui no ABC, a situação de doenças e acidentes do trabalho não é diferente das principais regiões do País. A modernização do parque industrial eliminou velhos problemas, mas uma série de novas doenças decorrentes das condições de trabalho têm vitimado os metalúrgicos de forma crescente.
Para o coordenador do Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente do Sindicato, Theo de Oliveira, é preciso mudar essa realidade. “Temos instrumentos legais e acordos coletivos interessantes, como o acordo de proteção de prensas, mas somente a luta sindical a partir da organização no local de trabalho conseguirá mudar essa realidade”, explicou o médico.
Theo disse que essa luta pode fazer com que o dia 28 de abril seja um dia de comemoração à vida no lugar do dia em memória das vítimas de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.