Socialização
Estamos iniciando nova etapa dos cursos de formação sindical. Portanto, vale lembrar a importância da diversidade de conhecimentos que socializamos nestes cursos e da troca de experiências entre companheiros e companheiras.
Desde criança, por meio das relações que estabelecemos com o mundo a nossa volta, construímos nossa identidade. A partir do grupo social que pertencemos, das referências sócio-culturais, das experiências individuais, e de acordo com os valores, idéias e normas, é que organizamos nossa visão de mundo.
Quando interagimos de diversas formas é que processamos nossa identificação tendo as outras pessoas sempre como parâmetro.
Atualmente, temos percebido que a singularidade de cada indivíduo vem se sobressaindo nas relações mundiais, acentuando o individualismo.
Troca
Nesse sentido, nos nossos cursos de formação temos tentado investir na socialização tão preciosa, onde nossos saberes individuais são socializados com os companheiros e companheiras. Essa troca traz satisfação, prazer e nos alerta para a importância da ação coletiva.
Nos cursos interagimos uns com os outros trazendo nossas dificuldades e diversos saberes, de forma a adquirirmos mais conhecimentos e a melhorar nossos relacionamentos, seja com os amigos, no local de trabalho, com a família, enfim, na nossa vida.
No dia da formatura das turmas dos cursos de 2006, o comentário dos presentes à cerimônia retratava que alcançamos grande parte de nossos objetivos ao estruturar os cursos de formação sindical, pois despertaram em seus participantes o desejo de continuarem, coletivamente, a fortalecer os laços de companheirismo e amizade e, conseqüentemente, a organização dos metalúrgicos e metalúrgicas do ABC.
Departamento de Formação