Sociedade diz não à guerra

Ato hoje em São Bernardo e sábado no Masp – A Inglaterra propôs ontem impor ao Iraque seis condições para evitar a guerra. Elas seriam introduzidas em um projeto e submetidas a votação nos próximos dias pelo Conselho de Segurança da ONU. A proposta é um recuo do país, que até agora foi aliado incondicional dos Estados Unidos.

A Inglaterra começou a mudar de posição na última segunda-feira, quando França e Rússia disseram pela primeira vez de forma clara que vetarão a proposta dos EUA que estipula dia 17 de março como o prazo máximo para o desarmamento do Iraque, sob pena de ataque.

Sem apoio, os Estados Unidos adiaram a votação da ONU. A reunião decisiva pode acontecer a qualquer momento.

A mudança de posição da Inglaterra aconteceu devido ao forte movimento da opinião pública mundial contra a agressão ao Iraque. Por isso todos devem participar do Ato pela paz contra a guerra e o imperialismo americano que será realizado hoje, em São Bernardo, em frente à escola Euclides Deslandes, na Estrada dos Casas, altura do número 2180, no Jardim Ipê, às 19h.

No sábado, o Comitê São Paulo Contra a Guerra ao Iraque fará nova manifestação saindo do MASP (na avenida Paulista), em direção ao Parque do Ibirapuera, na cidade de São Paulo.