SOGEFI – Pauta aprovada. Hora de mobilização
Entres os itens da pauta aprovada estão o plano de cargos e salários e criação da comissão de fábrica
Numa assembleia em clima de protesto, os companheiros na Sogefi, de São Bernardo, aprovaram ontem uma pauta de reivindicações que exige a troca do convênio médico, criação de plano de cargos e salários, comissão de fábrica e nova metodologia no pagamento da PLR.
“O tom de protesto foi para chamar a atenção da Sogefi para o descontentamento da companheirada pelo modo como as chefias tratam os trabalhadores, na base da pressão”, disse Moisés Selerges, coordenador de base do Sindicato. “O ambiente na fábrica está bastante ruim”, completou.
Os trabalhadores também estão contrariados porque recentemente a fábrica trocou o plano médico e o novo desagradou o pessoal por causa da limitação da rede credenciada. Os metalúrgicos querem rediscutir o plano.
Comissão de fábrica
Outra questão é a falta de um plano de cargos e salários, o que gera injustiças e discriminações. Além de todos esses problemas, a PLR é proporcional aos salários.
Os trabalhadores insistem no pagamento igual para todos e com uma comissão de negociação eleita por eles e não indicada pela empresa, como aconteceu até agora.
“Por fim, os companheiros querem a comissão de fábrica porque sabem que o caminho para se estabelecer uma relação decente de trabalho é a organização interna”, destacou Moisés.