Solidariedade: Você pode ser um doador de medula óssea
Campanha de Breno será dia 23 no Sesi de São Bernardo
Falta de informação. Essa é a grande inimiga para a possibilidade de cura para cerca de dois mil brasileiros que precisam de transplante de medula óssea. Todos nós podemos ser doadores e salvar vidas. Basta um simples exame de sangue. E não dói. Ao contrário de que muitos imaginam, não é tirado líquido da coluna.
O garoto Breno, de um ano e sete meses, filho de Alex Moura, montador na Mercedes-Benz, e da professora Juliana dos Santos, é um dos que precisa de transplante. Breno sofre de aplasia medular. Sua família está em campanha para encontrar um doador e pretende reunir três mil candidatos no próximo dia 23. A luta deles têm o apoio do Sindicato e espera contar com a solidariedade de toda a categoria e de quem mais puder contribuir.
Demanda – Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue e a semana é de Incentivo à Doação de Medula Óssea.
No ano passado, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), dos dois mil brasileiros que precisam de transplante de medula óssea, apenas 110 receberam a doação.
Isto porque a chance de encontrar um doador compatível chega a um em 100 mil, devido à diversidade genética da população brasileira. O Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea) conta com apenas 98 mil doadores cadastrados. O número não supre a necessidade de transplantes no Brasil. Na Alemanha, por exemplo, o número de doadores chega a quatro milhões.
Doar é simples – Diferentemente do que pensa uma parcela da população, ser doador de medula é bem simples. De acordo com Merula Steagall, presidente da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), basta coletar uma pequena amostra de sangue.
O sangue coletado é examinado e os resultados são enviados ao Redome. Caso um receptor, como o garoto Breno, encontre um doador compatível, este será contatado para confirmar se fará doação. Ela consiste numa microcirurgia, na qual é retirada uma pequena porção de medula. O doador fica apenas um dia internado e em 15 dias sua medula está regenerada.
Participe da campanha de Breno
Você pode se candidatar a doador para Breno e fazer parte do cadastro do Redome. Basta ir no sábado, dia 23 de junho, ao Sesi de São Bernardo, para a coleta de sangue. São retirados apenas 10 ml. O cadastramento vai das 9h às 16h e o Sesi fica na Rua Suécia, 900 (atrás da Scania). Mais informações com Juliana pelo 9155-1250.
Saiba mais
• Pode se cadastrar qualquer pessoa entre 18 e 55 anos que não possua doença infecciosa.
• O sangue examinado verifica as características genéticas da pessoa. Esses dados serão cadastrados no Renome que procura um paciente compatível.
• A retirada da medula é feita por punções com agulha nos ossos da bacia.
• Depois, essa porção é injetada no receptor.
A medula óssea é um tecido líquido que fica no interior dos ossos, onde são produzidos os componentes do sangue (glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas)