SP devolve IPVA de carros elétricos e hÃbridos, mas só para usados
Prefeitura permite pagar IPTU com crédito do IPVA, mas benefÃcio tem teto de até R$ 150 mil, ou seja, exclui todos os zero-km
Desde 2014, os donos de carros hÃbridos e elétricos emplacados na capital paulista têm direito a restituir os 50% do IPVA que cabem à cidade. Porém, não havia uma sistematização acerca da devolução dessa taxa. Agora, a Prefeitura de São Paulo sancionou a lei 17.563, que permite que parte do valor do imposto vire crédito para pagamento do IPTU.
O benefÃcio vale nos primeiros 5 anos de uso do carro. Ou seja, quem comprou um Toyota Corolla hÃbrido no fim de 2018, por exemplo, está elegÃvel ao benefÃcio. O problema é que a nova lei não revisou o teto da regulamentação anterior, de 2014, que é de R$ 150 mil. Assim, o limite está fora da atual realidade do mercado brasileiro.
Não há hoje nenhum modelo elétrico ou hÃbrido à venda no paÃs por menos de R$ 150 mil. Os carros elétricos mais baratos atualmente são o JAC iEV20, versão a bateria do antigo JAC J2, e o Caoa Chery Arrizo 5e. Ambos custam R$ 159.900. Entre os hÃbridos, o modelo mais acessÃvel do mercado nacional continua a ser o Toyota Corolla sedã. A versão Altis Hybrid começa em R$ 154.890 e, assim, também não se enquadra no teto de R$ 150 mil da nova lei.
Até 2020 era possÃvel encontrar carros hÃbridos e até elétricos dentro do teto de R$ 150 mil, para obter a devolução de 50% do IPVA. Porém, no cenário econômico atual (agravado pela pandemia), não existem opções até este valor no mercado, principalmente em São Paulo, onde o ICMS é o mais caro do paÃs e tem pesado nos preços.
Do Jornal do Carro