Startup de triciclos Grilo quer emplacar tuk-tuk em São Paulo

Os tuk-tuks são triciclos baseados em motocicletas e muito populares na Índia, levando uma quantidade variada de passageiros na carroceria, que pode imitar o visual de um carro. Na América Latina, vários países como Bolívia e Peru, por exemplo, usam intensivamente os tuk-tuks como veículos de transporte urbano de baixo custo, sendo igualmente populares. No Brasil, contudo, eles estão longe de aparecer nas ruas, mas a startup gaúcha Grilo, quer mudar a coisa com um serviço de transporte por triciclos semelhantes aos tuk-tuks na capital paulista.

Elétricos, os triciclos da empresa Grilo Mobilidade querem reduzir os custos com transporte em São Paulo e ser um concorrente para carros de aplicativo como Uber e 99, por exemplo. A ideia é atingir um público que faz deslocamentos curtos, de até 6 km na metrópole paulistana, rodando na região central de São Paulo, entre a Avenida Paulista, das ruas da Consolação, Estados Unidos, Av. 23 de Maio e o bairro da Bela Vista.

Em pleno coração de São Paulo, os tuk-tuks da Grilo querem não só aparecer, mas ser uma alternativa com tarifa dinâmica de no mínimo R$ 4,89, além de funcionar das 8h às 20h, exceto no domingo. O veículo tem cabine fechada e quatro portas, diferindo assim dos triciclos vistos na Índia e América Latina. A viagem, conhecida como “pulo”, pode ser contratada por um aplicativo para Android e iOS, que permite o pagamento pelo app, podendo ainda ser transportado apenas encomenda se desejado.

Já o condutor precisa ter o MEI, Microempreendedor Individual, ter CNH A ou AB, tendo ainda um treinamento para capacitar o condutor a dirigir triciclo, já que esse tipo de veículo requer mais atenção em curvas e desvios de trajetória. O triciclo da Grilo tem autonomia de 80 km e a recarga é feita em 8 horas, sendo cedido aos condutores sob contrato, com manutenção, seguro, recarga diária, entre outros. Em cada “pulo”, o motorista fica com 60% da tarifa.

Do Notícias Automotivas