Stellantis aposta em motor turbo com etanol e 3 híbridos locais

A hibridização flex com foco no etanol é algo que move hoje alguns fabricantes com plantas no Brasil, num movimento notadamente liderado por Volkswagen e Stellantis, sendo que esta última prepara três lançamentos híbridos locais e um motor turbo movido apenas por etanol. Segundo a AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva), o carro a etanol só perde para o carro 100% elétrico no Brasil, onde a matriz energética tem 80% de produção vinda de hidrelétricas.

Apoiando-se no etanol, um combustível já difundido no Brasil, a Stellantis prepara três carros híbridos flex e um motor turbo abastecido somente com etanol. Os três híbridos terão sistemas diferentes, sendo o BSG (Belt Starter Generator), que hoje conhecemos como MHEV ou Mild Hybrid, que utiliza um motor elétrico no lugar do alternador para mover o motor e o veículo, adicionando potência, tração e ainda recuperando energia numa bateria de 48V.

A Stellantis fala em economia entre 10% e 20%, enquanto os outros dois sistemas são os conhecidos HEV (híbrido comum) e PHEV (plug-in hybrid), com o segundo tendo recarga externa e ambos com motor elétrico auxiliar conectado à transmissão ou eixo traseiro, como a empresa no Jeep Compass 4xe, por exemplo.

A montadora revelou que as três tecnologias serão aplicáveis ao Brasil, mais especificamente nas plataformas MLA, CMP e Small Wide, respectivamente Pulse, Fastback, 208, C3, Renegade, Compass, Commander e Toro. Nesses sistemas híbridos, a Stellantis pode adicionar o motor GSE 1.3 Turbo movido apenas por etanol, sendo o mesmo propulsor usado nos modelos da Fiat e Jeep no momento. As novidades chegam a partir de 2024.

Do Notícias Automotivas