Stellantis avança na parceria com Leapmotor e vai montar carros da marca chinesa no Brasil
País será o primeiro fora da China a produzir modelos da companhia fundada em 2015
A Stellantis decidiu começar a produzir carros da parceira chinesa Leapmotor no Brasil. A informação foi confirmada ao Valor pelo presidente global da companhia, Antonio Filosa. O Brasil se tornará, assim, o primeiro país fora da China a produzir veículos da marca. Torna-se, também o ponto de partida para a Stellantis, dona de 14 marcas – agora 15 com a Leapmotor -, ingressar numa nova fase da indústria automobilística mundial.
Uma etapa em que montadoras ocidentais se aliam às orientais para acelerar a eletrificação dos veículos e, assim, não perder terreno numa corrida em que as chinesas largaram na frente. Filosa não revela detalhes do novo plano e nem em qual das três fábricas que a Stellantis tem no Brasil serão produzidos os modelos da Leapmotor. A Leapmotor foi fundada em 2015 em Hangzhou, China, para produzir elétricos e híbridos.
Em 2023, a Stellantis adquiriu cerca de 20% de participação na empresa e foi criada uma joint venture para levar a marca para fora da China. Filosa não esconde sua admiração pela forma como a China assumiu a liderança na era da eletrificação dos automóveis. “Durante 20 anos, a China trabalhou para o longo prazo de uma forma visionária e consistente para criar o ecossistema necessário para carros elétricos competitivos e acessíveis”, afirma.
O executivo lembra, ainda, que os chineses aprovaram políticas industriais que impulsionaram fornecedores e montadoras a investir na nova tecnologia, e com incentivos ao consumidor, que, aos poucos foram sendo eliminadas. “O setor privado respondeu e criou competência nessa tecnologia, além de uma grande força de gestão em toda a cadeia de valor, das matérias-primas à entrega do carro”, diz.
Do Valor Econômico