Stellantis cria programa de Libras em Betim

Montadora faz parceria com plataforma digital para otimizar comunicação entre profissionais surdos e ouvintes

A Stellantis firmou uma parceria para avançar na comunicação de pessoas surdas em suas operações no Brasil. A montadora se juntou ao ICOM, plataforma de atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo é promover a comunicação entre os profissionais surdos e ouvintes nas fábricas da empresa. Através da plataforma do ICOM, os funcionários poderão acessar intérpretes em videochamadas.

Por meio de celular, tablet ou computador, o intérprete se comunica com o surdo em libras. E traduz a conversa para o ouvinte em português. A ferramenta digital funciona 24 horas por dia e sete dias na semana. O projeto piloto será implantado inicialmente no Polo Industrial da Stellantis em Betim (MG). Em 2025, a montadora diz que vai levar a parceria para suas outras unidades no país: Porto Real (RJ) e Goiana (PE).

Operadora de processo industrial da Stellantis em Betim e deficiente auditiva, Cláudia da Cruz, diz que a plataforma funciona como uma via de mão dupla. “Muitas vezes, precisamos nos esforçar para entender as orientações da liderança, mas agora essas informações serão passadas de forma mais clara para todos. Com essa ferramenta, teremos voz e seremos ouvidos, o que melhora muito a compreensão e integração”, diz a profissional.

“A nova ferramenta vem para nos ajudar a quebrar essa barreira. Durante a rotina, temos muitos procedimentos que exigem treinamentos constantes, e transmitir essas informações de maneira clara é o principal objetivo” diz o líder de equipe Danilo Gomes. 

Do Automotive Business