Stellantis e Samsung SDI anunciam uma segunda fábrica de baterias

Início de produção é estimado para 2027 com capacidade anual de 34 GWh

A Stellantis e a Samsung SDI assinaram, na segunda-feira, 24, memorando de entendimento para a construção de uma segunda fábrica de baterias para veículos nos Estados Unidos. O novo empreendimento está previsto para entrar em operação em 2027 com capacidade de produção inicial de 34 gigawatts-hora (GWh).

Em maio do ano passado, a joint venture entre as companhias, a StarPlus Energy, anunciaram o compromisso da primeira unidade, em Kokomo, Indiana, a partir de investimento de US$ 2,5 bilhões e capacidade de 33 GWh. A estimativa é de que a produção começa no primeiro trimestre de 2025. De acordo com Carlos Tavares, CEO da Stellantis, a nova unidade surge para suportar o objetivo da fabricante de lançar ao menos de 25 veículos a bateria no mercado norte-americano até o fim década.

“Continuamos a adicionar mais capacidade nos Estados Unidos junto com nossa grande parceira Samsung SDI e estabelecendo os próximos passos para alcançar nosso compromisso de neutralidade de carbono até 2038”, resumiu em nota. No plano estratégico da Stellantis, Dare Forward 2030, consta meta de ter no mix somente automóveis elétricos a bateria na Europa e 50% de carros de passeio e caminhões leves nos Estados Unidos.

Para isso, a empresa encaminha capacidade global para garantir 400 GWh. Até 2038, a fabricante espera ser neutra em carbono. A localização da nova instalação ainda está em análise e a transação está sujeita à execução da documentação definitiva.

Do AutoIndústria