Stellantis fará híbridos em todas suas fábricas no Brasil, a começar por Pernambuco
Polo Automotivo de Goiana usará plataforma Bio-Hybrid em 2024 e também será a primeira do grupo a produzir elétricos
O Nordeste será o ponto de partida para os híbridos flex da Stellantis – e também para os elétricos. A montadora confirmou que os primeiros carros com as novas plataformas Bio-Hybrid serão feitos no Polo Automotivo de Goiana (PE), mas garantiu que todas as suas fábricas no Brasil terão veículos feitos sobre a arquitetura. A produção dos modelos que vão estrear a base híbrida flex começa em Pernambuco em 2024.
Além disso, em comunicado, a Stellantis deixa claro que Goiana também será a primeira planta da empresa no Brasil que irá produzir veículos 100% elétricos – ainda que sem data definida. Atualmente, a fábrica de Goiana é responsável pela produção dos SUVs da Jeep – Renegade, Compass e Commander – e das picapes Fiat Toro e Ram Rampage. De acordo com a fabricante, a localização das plataformas Bio-Hybrid e BEV (elétrica) vai mobilizar o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Stellantis.
Participarão do desenvolvimento também o Software Center, sediado no Porto Digital, em Recife, e os laboratórios instalados no Polo Automotivo de Goiana. Estão previstas parcerias com universidades do Nordeste dedicadas ao desenvolvimento da eletrônica embarcada e conectividade dos veículos, com ênfase em equipamentos de assistência à condução. Com a localização das arquiteturas Bio-Hybrid, a Stellantis espera ampliar sua cadeia de fornecedores em Goiana.
Hoje, são 38 fabricantes de peças e sistemas, mas a expectativa é que esse número chegue a 50 no curto prazo e a 100, no longo prazo. Nos próximos anos, as demais fábricas da Stellantis também produzirão veículos híbrido-flex. Os polos automotivos de Betim (MG) – onde são feitos quase todos os veículos Fiat – e de Porto Real (RJ) – que reúne produção de marcas Peugeot e Citroën – também usarão a plataforma Bio-Hybrid.
Do Automotive Business