Stellantis fechará fábrica de motores em Porto Real

A Stellantis concentrará a produção de motores em Betim, onde o grupo terá nada menos que um investimento de R$ 14 bilhões, com R$ 454 milhões apenas para ampliar a capacidade da planta mineira para fazer os propulsores hibridizados. Todavia, o mega investimento da Stellantis significará o fim da produção de motores em Porto Real, segundo a revista Auto Esporte. A planta de Porto Real produz o longevo motor EC5M, uma evolução do antigo TU5 de origem Peugeot Citroën.

A instalação já chegou a fazer o antigo motor 1.4 8V da PSA, que foi modernizado e convertido em 1.5 8V, servindo aos modelos Peugeot 206, 207 e 208, assim como Citroën C3, Aircross e C4 Cactus, entre outros. Todavia, dos motores originários da PSA, o único que se manteve ativo foi o EC5, modernizado para EC5M, porém, com lançamentos recentes na planta fluminense, como os novos C3, C3 Aircross e o próximo Basalt, os motores GSE dominaram o cenário.

Na Argentina, o Peugeot 208 também usa o EC5M, mas isso deve acabar, sendo o fornecimento passando para Betim com a linha GSE, composta pelos motores 1.0 6V, 1.3 8V, 1.0 16V Turbo e 1.3 16V Turbo. Essa gama de propulsores, assim como os Hurricane 2.0 e Multijet 2.0, importados, deverão dominar as vendas da Stellantis, bem como o DW12 de origem PSA, que está na Fiat Titano.

Para a grande massa de carros nacionais, com motores flex ou híbridos, a linha GSE suprirá quase toda a demanda. Também devemos esperar o fim do Prince 1.6 THP da PSA, assim como o velho Fire 1.0 e 1.4 da Fiat, com a Stellantis simplificando as linhas e economizando com isso. No entanto, a linha Bio-Hybrid é o foco do grupo no momento, com os motores GSE sendo usados em configurações como híbrido leve (MHEV) de 48 volts, híbrido comum (HEV) e híbrido plug-in (PHEV), além da plataforma BEV. Fiat e Peugeot devem iniciar o processo em 2024.

Do Notícias Automotivas