Stellantis inaugura uso do 5G na produção de veículos no Brasil
Pela primeira vez no mundo dentro do grupo, montadora cria sistema de verificação de emblemas que utiliza a internet ultrarrápida
A Stellantis inaugurou na América do Sul o uso do 5G na manufatura de veículos. Na quarta-feira, 27, a montadora apresentou detalhes a respeito da aplicação do sinal de internet ultrarrápida na fábrica de Goiana (PE), onde produz os modelos Jeep Commander, Compass, Renegade e a picape Fiat Toro.
Os primeiros passos do uso da internet de quinta geração da montadora começam com uma operação piloto na parte da linha de montagem em que são instalados os emblemas dos veículos. Um sistema de câmeras que utiliza inteligência artificial verifica se os adesivos correspondem ao modelo em produção.
O caso da Stellantis é visto como o pontapé inicial da tecnologia dentro do setor automotivo nacional, que nos últimos anos intensificou os investimentos em manufatura digital baseada no conceito de Indústria 4.0. Passado o leilão do 5G, é esperada uma onda de serviços automotivos ligados à tecnologia.
A Stellantis inaugura a aplicação do sinal de quinta geração na fábrica de Goiana por ser considerada a sua mais moderna na região. Segundo André Souza, CIO da Stellantis na América do Sul, nem em outras unidades do grupo no mundo há exemplos de aplicações que utilizam o 5G. O desenvolvimento do piloto em Goiana levou três meses e envolveu a instalação de uma torre de comunicação na unidade. A TIM obteve junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) uma licença temporária para prover o sinal, uma vez que ele ainda não é regulamentado no País.
Do Automotive Business