Stellantis investe em Turim para impulsionar produção de veículos de baixa emissão

A Stellantis elegeu a histórica cidade automobilística italiana de Turim para um investimento na produção de veículos de baixa emissão e centro de reciclagem de carros e peças. O grupo franco-italiano assinou um acordo com seu parceiro belga Punch Powertrain para aumentar a produção de transmissões eletrificadas de dupla embreagem (eDCT) para veículos elétricos híbridos e híbridos plug-in em sua fábrica de Mirafiori, em Turim, informou a montadora nesta terça-feira.

Produzir e vender mais veículos elétricos e híbridos é um ponto chave nos planos anunciados em março pelo presidente-executivo da Stellantis, Carlos Tavares, de dobrar a receita para 300 bilhões de euros por ano até 2030. Tavares disse na terça-feira que o grupo está investindo um valor de “dois dígitos” de milhões de euros na atualização da caixa de câmbio, sem dar um valor preciso.

O complexo de Mirafiori também será o principal centro da empresa para o negócio de ‘economia circular’, com foco em recondicionamento e desmontagem de veículos e reúso de componentes, com Tavares vendo uma escassez prolongada de matérias-primas.

Autoridades sindicais disseram que a operação de reciclagem pode criar trabalho para 550 pessoas até 2025. O grupo pretende aumentar as receitas de reciclagem em 10 vezes, para 2 bilhões de euros até 2030.

Do Money Times