Stellantis registra queda nas vendas e suspende projeções, após tarifas americanas
A busca por um novo CEO está bem encaminhada e será concluída antes do final de junho
A Stellantis registrou vendas mais fracas devido à queda na demanda na América do Norte. Ao mesmo tempo, a montadora suspendeu suas projeções financeiras para o ano, devido à incerteza relacionada às tarifas automotivas do presidente Donald Trump.
A receita caiu 14%, para 35,8 bilhões de euros (US$ 40,7 bilhões), no primeiro trimestre em relação ao ano anterior, informou a dona da Fiat, Peugeot e Chrysler na quarta-feira (30). As projeções foram retiradas porque a evolução das políticas tarifárias dos EUA dificulta a previsão de possíveis efeitos sobre os volumes de mercado e o cenário competitivo.
A Stellantis está sob pressão para recuperar seus negócios após a queda nas vendas e no lucro que levou à demissão do ex-presidente, Carlos Tavares. As remessas para a América do Norte caíram cerca de um quinto no trimestre, enquanto a demanda fraca na Europa também prejudicou seus resultados.
Trump assinou diretrizes na terça-feira para aliviar o impacto de suas tarifas automotivas, inclusive alterando algumas taxas sobre peças estrangeiras e impedindo que múltiplas taxas se acumulem. Ainda assim, suas idas e vindas já criaram incerteza entre as montadoras.
Do Valor Econômico