Stellantis tem nova arma para virar o jogo contra carros elétricos chineses
A Stellantis parece ter uma resposta para o avanço dos carros elétricos chineses, que vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado global. A dona de marcas como Fiat, Jeep e Peugeot revelou uma tecnologia de bateria que pode mudar as regras do jogo, tornando os modelos europeus mais eficientes e, principalmente, mais baratos.
Essa novidade promete não apenas melhorar o desempenho dos veículos, mas também atacar o principal ponto forte dos concorrentes asiáticos: o preço competitivo. Em uma parceria com a Saft, uma empresa do grupo TotalEnergies, a Stellantis desenvolveu um sistema inovador. A nova bateria, chamada de IBIS (Intelligent Battery Integrated System), é mais inteligente e compacta. Ela consegue juntar o inversor e o carregador dentro do próprio módulo de bateria.
Na prática, isso elimina a necessidade de várias peças separadas. O primeiro protótipo, testado em um Peugeot E-3008, já mostrou resultados impressionantes. Com tudo junto, o sistema ocupa menos espaço, diminui o peso do veículo e melhora a eficiência energética. A grande sacada dessa tecnologia está na sua simplicidade e eficiência. Ao integrar componentes que antes eram externos, a Stellantis conseguiu ganhos em várias frentes.
O projeto se torna mais barato de produzir e mais fácil de montar, o que pode baratear o preço final do carro. Além disso, os benefícios para o motorista no dia a dia são bem claros. A nova arquitetura permite um desempenho superior com um consumo menor de energia. Apesar de a tecnologia ainda estar em fase de testes, a expectativa é enorme. A Stellantis planeja realizar testes em estradas e, se tudo correr bem, a novidade pode chegar aos carros de produção até o final desta década.
Do Garagem360