Stellantis vai reciclar e revender peças de carro no Brasil, até de rivais

Novo centro de desmontagem em São Paulo é o primeiro de uma montadora na América do Sul

A Stellantis, dona das marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram, e líder de mercado no Brasil, vende, obviamente, centenas de milhares de veículos novos no Brasil todos os anos. Agora, porém, também vai começar a reciclar componentes de carros usados e recolocar essas peças novamente à venda no mercado de reposição. O grupo inaugurou na quinta-feira (14) em Osasco (SP) o Circular Autopeças, considerado o primeiro centro de desmontagem veicular de uma montadora na América do Sul.

No local, serão desmontadas peças não apenas de modelos das marcas da Stellantis. Em nossa visita, pudemos ver um Honda WR-V e um Chevrolet Onix na fila para o processo. Depois, os componentes serão revendidos em um site próprio, no Mercado Livre, por WhatsApp e também em uma loja física no mesmo endereço do galpão. O galpão vai receber veículos de teste da própria Stellantis, que originalmente seriam destruídos, além de exemplares comprados em leilões de seguradoras.

Este é o segundo centro da fabricante no mundo capaz de fazer esse trabalho. O primeiro fica em Turim (Itália), sede da Fiat. Atualmente, há um estoque de 2,4 mil peças. O objetivo é chegar a 10 mil. Todas as peças recondicionadas serão fotografadas e anunciadas em uma plataforma digital. Também há uma loja física no próprio endereço do galpão. Para criar a Circular Autopeças, foram investidos R$ 13 milhões que são parte do aporte de R$ 32 bilhões anunciado em 2024.

O espaço tem capacidade de desmontar 8 mil veículos por ano, e terá 150 funcionários até 2027. O centro de desmontagem é uma ação pensada para melhorar a destinação dos veículos após o uso. Segundo a Stellantis, uma peça recondicionada gera até 50% menos emissões de CO2 na comparação com a compra de uma similar nova. Ainda de acordo com o grupo, anualmente, 2 milhões de veículos chegam ao final do ciclo de uso no Brasil. Porém, apenas 1,5% deles recebem a destinação adequada de suas peças.

Do AutoEsporte