Stellantis vai revelar novo investimento no Brasil em fevereiro

Companhia promete o maior aporte entre todas as montadoras instaladas no Brasil

A Stellantis está próxima de anunciar o seu próximo ciclo de investimento no Brasil, o qual dará sequência ao atual pacote de R$ 16,2 bilhões em curso até 2025. Segundo o presidente da companhia na América do Sul, Emanuele Cappellano, o anúncio será feito em fevereiro. Os valores, no entanto, ainda seguem em segredo.

Afora o tamanho do investimento, o executivo também não deixou claro se os valores envolvidos representarão o maior aporte da companhia na região, algo prometido — e divulgado — pelo seu antecessor no cargo, Antonio Filosa. Nos últimos meses, a Stellantis chegou a indicar que seu próximo ciclo de investimentos poderia ser revisto caso não fosse aprovada a prorrogação do Regime Automotivo do Nordeste, o que acabou acontecendo no final de dezembro de 2023.

Capellano, que fez seu primeiro pronunciamento público na sexta-feira, 19, em evento realizado em Campinas (SP), não quis entrar nos detalhes de como essas conversas como governo federal se desenvolveram, apenas defendeu que a extensão é uma vitória para o país. Agora, ele quer deixar essa disputa com a concorrência de lado e trabalhar com foco “no que tem importância de verdade”, no caso, a competitividade da operação local da Stellantis, infraestrutura, exportações e desenvolvimento de fornecedores.

A respeito do Mover – Mobilidade Verde, o executivo falou que ele representa uma ferramenta importante para o setor, configurando “uma construção política robusta voltada ao desenvolvimento da indústria automotiva e do país”. A montadora tem bons argumentos para convencer matriz e acionistas a realizarem novos investimentos no país. A empresa fechou 2023 com fatia robusta de 31,4% das vendas de veículos no mercado doméstico. Na América do Sul, as entregas alcançaram 878 mil carros, com 23,5% de participação.

Do Automotive Business