Stellantis voltará a vender veículos com motor 100% a etanol
A Stellantis está próxima de colocar novamente no mercado um automóvel com motor movido 100% a etanol. Os alvos, neste primeiro momento, serão frotas corporativas e governamentais que precisam reduzir emissões para adequarem sua pegada de carbono a metas internas de ESG. Mas a intenção é, assim que as vantagens ficarem evidentes, oferecer o carro a álcool para todos os consumidores.
A intenção, divulgada pela Folha de S. Paulo, ao homologar alguns modelos equipados com motor movido apenas a etanol foi confirmada por AutoData com outras fontes de alguma forma ligadas ao assunto, embora oficialmente a Stellantis não confirme. Márcio Tonani, vice-presidente dos centros técnicos de engenharia da companhia, disse que ainda existem alguns poucos desafios para equacionar desempenho e consumo do motor apenas com o etanol para torná-lo altamente eficiente. E que hoje o consumidor já pode usufruir do abastecimento com etanol usando a tecnologia flex.
De acordo com o sócio-diretor da consultoria Pieracciani, Alfonso Abrami, o lançamento destes modelos deverá acontecer em breve. “Existe grande oportunidade em desenvolver soluções voltadas ao 100% etanol com um rendimento muito mais elevado do que o atual. E não apenas utilização na indústria, mas empresas de logística e empresas que fornecem o combustível. O assunto abraça todo esse parque, todo esse ecossistema.”
Ainda não se sabe quais modelos poderiam receber um motor que roda apenas com etanol puro, mas Abrami acredita que a estratégia faria mais sentido em versões de entrada. As marcas francesas são fortes candidatas a receber o motor 100% a etanol no futuro, segundo o consultor. Para ele será uma estratégia vencedora da Stellantis e sua aposta é que em seguida outras montadoras deverão seguir o mesmo caminho.
Da AutoData