Subnotificação é alarmante
Apenas quatro doenças decorrentes do trabalho em cada 100 casos na América Latina são diagnosticadas. Ou seja, 96% das doenças ocupacionais não são registradas, estima a Organização Mundial da Saúde (OMS).
“O número confirma que existe uma subnotificação extremamente elevada”, afirma o coordenador da área de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Marco Antonio Pérez.
Os dados mais recentes do Ministério da Saúde mostram que entre 1999 e 2003 ocorreram 1,8 milhão de acidentes de trabalho no Brasil, com mais de 15 mil mortes. E 72 mil pessoas ficaram incapacitadas.
O número de acidentes é muito maior, já que os dados são colhidos pela Previdência e se referem apenas à economia formal, aos trabalhadores de carteira assinada.
“Os números são todos subestimados, porque só dizem respeito a uma parte dos trabalhadores e mesmo na população com carteira assinada não se registram todos os acidentes de trabalho”, explica Pérez.
Segundo ele, o número total de acidentes de trabalho vem baixando na economia formal, mas aumentam na economia informal. “Os trabalhos mais perigosos estão sendo repassados para a informalidade”, diz.