Primeira Subseção do Dieese no País é dos Metalúrgicos do ABC

A primeira subseção do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) no país é dos Metalúrgicos do ABC: de 1981. A entidade atua nas áreas de pesquisas, estudos, estatísticas, assessoria às negociações, educação e formação sindical, sendo criada e mantida pelo movimento sindical brasileiro desde 1955.

A instituição mantém a Escola Dieese de Ciências do Trabalho, que oferece graduação, pós-graduação e cursos livres em temas relacionados à economia e trabalho. Está em funcionamento desde 2012 com o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho.

Você sabia?
A ideia de um departamento de economia, que fizesse parte da entidade, foi do presidente Lula, que convidou Osvaldo Rodrigues Cavignato, o Osvaldinho, um metalúrgico que na época estudava Economia para trabalhar como técnico assistente em 1975.

Esse departamento, que funcionava numa salinha próxima à presidência, não ficou atuante por muito tempo. Osvaldinho é preso pela ditadura na própria Sede do Sindicato devido a sua atuação no movimento estudantil e por integrar os quadros do Partido Comunista. É levado para o DOI-CODI, órgão máximo da repressão, onde dias depois o jornalista Vladimir Herzog era morto sob tortura. Fica 78 dias preso, sendo torturado sistematicamente. É solto em dezembro de 1975 e processado na Justiça Militar por seu vínculo partidário.

No final de 1979, ano da greve geral dos metalúrgicos e de grandes turbulências políticas no Brasil, Lula reconhece a necessidade do Sindicato ter um departamento econômico que auxiliasse os trabalhadores na luta, assessoria, pesquisas e formação. Nesse momento acontece a criação da subseção Dieese sob a coordenação do já formado economista Osvaldo Cavignato, que trouxe ao departamento todo o conhecimento e experiência do Dieese. A montagem da subseção do Dieese acontece em 1980, mas se efetiva a partir de 1981 após uma longa trajetória.

O departamento atende pelo telefone 4128-4290 e ramais 4257, 4220 (confira o blog do Dieese no Sindicato).

Fique sócio! Você, trabalhador, é o Sindicato dentro da fábrica