Substâncias Químicas Tóxicas Presentes no Trabalho: Perigo Diário

A cada ano que passa, centenas de novas substâncias químicas são introduzidas no mercado, sendo que muitas delas são venenos com efeitos desconhecidos sobre a saúde e o meio ambiente. Outras, apesar de serem reconhecidas como nocivas, continuam fazendo vítimas às custas de fortes interesses econômicos e políticos.

Durante grande parte da vida, os trabalhadores são obrigados a conviver com vários agentes nocivos, entre os quais substâncias químicas que inicialmente não provocam efeitos visíveis, mas que a médio e longo prazo podem causar doenças graves e incuráveis, inclusive a morte.

Sem conhecimento do risco a que estão expostas, as pessoas têm a falsa impressão de estarem protegidas por exames médicos periódicos, que as enquadram em limites de segurança altamente questionáveis.

A legislação brasileira, com seus limites de tolerância para agentes químicos, está longe de proteger o trabalhador, já que permite até o uso de substâncias cancerígenas proibidas em outros países, e aprova leis de proteção ambiental que não funcionam na prática.

Pretendemos trazer mais informação sobre este assunto pouco discutido na categoria metalúrgica, e ainda um tanto obscuro até no meio científico, abordando os efeitos da exposição ocupacional a agentes químicos nocivos, e explicando porque os limites de tolerância estabelecidos por lei não são seguros.

Mais informações, consulte a seção “Debates” na área de Saúde do nosso site.

Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente