Super julho manteve perfil de crescimento das vendas de veículos no país
Resultado comercial do mês foi o melhor do ano e, também, o maior volume desde 2014
Os emplacamentos de veículos novos iniciaram o segundo semestre em alta, indicaram os números do balanço da Fenabrave, divulgado na sexta-feira, 2. O levantamento utiliza dados do Renavam. No acumulado do ano até julho, foram emplacados no Brasil 1,385 milhão de veículos, um resultado que representou alta de 13,2% sobre o janeiro-julho do ano passado.
Segundo Andreta Jr, presidente da entidade que representa o setor de distribuição no país, o desempenho comercial está em sintonia com as projeções de vendas para o ano. O perfil de crescimento contou com a sustentação que as vendas ocorridas em julho deram aos números. Historicamente fraco em negócios, julho de 2024 se mostrou um ponto fora da curva.
Os dados do Renavam mostram que os licenciamentos no mês chegaram a 241,3 mil unidades, um volume 12,6% maior do que aquele visto em julho do ano passado. Não foi apenas o melhor julho desde 2014 como também o mês com maior volume de emplacamentos do ano, superando o resultado de abril, quando foram vendidos 220,8 mil veículos no país.
Do total emplacado no acumulado do ano até julho, houve crescimento dos licenciamentos de veículos leves e caminhões, na comparação com o mesmo período no ano passado. Os emplacamentos de automóveis chegaram a 1,026 milhão de unidades, alta de 12,8%. Os de comerciais leves cresceram 15,6%, somando 277,5 mil unidades. Já os emplacamentos de caminhões aumentaram 13,9%, somando 66,5 mil unidades até julho. Os emplacamentos de ônibus, por outro lado, caíram 6%, totalizando 14,3 mil unidades.
Do Automotive Business