Surgimento e fim da “esquerda armada”


Trabalhador é preso na greve geral de 1953 em São Paulo. Movimento foi organizado pelo PCB

Fundado em 1922, o Partido Comunista Brasileiro (PCB) conquistou nas décadas seguintes o quase monopólio da representação dos trabalhadores disposto a mudar a estrutura de poder no País.

Perseguido desde sua criação por forte repressão, o “partidão” – como era conhecido – sobreviveu por meio de uma trajetória que alternou momentos de atuação legal com a clandestinidade.

Em 1964, o PCB era a maior organização de esquerda no País, tanto em número de representantes como em presença nos sindicatos e movimentos sociais. Quando ocorreu o golpe, porém, o partido foi surpreendido e não conseguiu articular um movimento que impedisse os militares de tomar o poder.

Desmantelados pela repressão que se seguiu, os comunistas começam a investigar as causas da derrota e como enfrentar a ditadura. Duas correntes se formaram. Uma delas entende que a precipitação e o extremismo da própria esquerda provocaram o movimento de 31 de março.

Assim, o partido deveria pautar sua atuação futura por moderação e avanços lentos.

Enfrentamento
Outro setor, porém, considerou que essa forma de atuação faria pouca oposição ao novo regime e defendeu atos mais contundentes. Influenciado pela Revolução Cubana, sua proposta era realizar ações armadas – assaltos a bancos, por exemplo – como forma de arrecadar fundos para iniciar a guerrilha rural que derrubaria o governo, seguindo o modelo que Fidel Castro e Che Guevara usaram em Cuba.

Desta forma, a maior parte das organizações que decidiu pegar em armas – a chamada “esquerda armada” – veio do partidão. As mais representativas começaram a se formar em 1967. Entre elas estão a ALN (Aliança Libertadora Nacional), VPR (Vanguarda Popular Revolucionária), MRT (Movimento Revolucionário Tiradentes), VAR-Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária – Palmares) e MR-8 (Movimento Revolucionário 8 de Outubro). O PCdoB (Partido Comunista do Brasil), que saiu do PCB em 1962, e a Ala Vermelha, que surgiu do PCdoB, também tiveram papel de destaque no enfrentamento aos militares.