Surpresa da Copa, Costa Rica segura a Inglaterra e se classifica em primeiro
O azarão Costa Rica, o primeiro time a conquistar a vaga para as oitavas no “grupo da morte”, empatou sem gols com a Inglaterra nesta terça-feira (24), no Mineirão, em Belo Horizonte, e garantiu a primeira colocação do Grupo D na Copa do Mundo.
Com o empate, a equipe chegou a sete pontos e não dependeu do resultado do jogo entre Itália e Uruguai para se classificar em primeiro na fase de grupos.
Grande surpresa da Copa, a Costa Rica continua sem perder na competição. No dia 14, os costa-riquenhos venceram o Uruguai por 3 a 1 no Castelão, em Fortaleza. Já no dia 20, a seleção da Costa Rica bateu a Itália por 1 a 0 na Arena Pernambuco, em Recife.
Agora, a Costa Rica enfrenta o segundo colocado do Grupo C, na Arena Pernambuco, em Recife, no dia 29 e aguarda a definição do adversário, que poderá ser Colômbia, Costa do Marfim, Japão ou Grécia.
Já a Inglaterra se despediu da Copa sem conseguir vencer. Já eliminada do Mundial, a equipe entrou em campo com jogadores novatos. Astros como Gerrard, Rooney e Hart começaram a partida no banco de reserva. Apesar da vontade dos jovens jogadores ingleses, a Costa Rica segurou o ataque inglês, que não conseguiu superar a defesa adversária.
O jogo
Já classificada para a fase mata-mata da Copa do Mundo, a Costa Rica adotou postura mais defensiva do que as suas duas primeiras partidas na competição.
Apesar de contar com o empate para se classificar em primeiro no grupo, foi da Costa Rica a primeira chance de gol no jogo. Logo aos 2 min, Joel Campbell, referência no ataque costa-riquenho, arriscou de fora da área, a bola desviou no zagueiro Cahill e por pouco não enganou o goleiro Foster.
Passada a pressão inicial da Costa Rica, a Inglaterra, sob os olhares do príncipe Harry que esteve no Mineirão, melhorou na partida e quase chegou ao gol aos 12 min com Sturridge. O atacante inglês recebeu na entrada da área e chutou colocado. A bola passou raspando a trave do goleiro Navas.
Pouco tempo depois, aos 23 min, em um dos melhores lances da partida, Borges, da Costa Rica, cobrou falta, o goleiro Foster desviou e a bola ainda bateu no travessão.
No segundo tempo Sturridge continuou se movimentando. Aos 19 min, o atacante tabelou com Milner na entrada da área e chuta cruzado, para fora.
Já o veterano Lampard, 36, do Chelsea, que pode estar se despendido da seleção da Inglaterra, sofreu com a marcação adversária e não esteve em seus melhores dias.
Apesar das tentativas, a forte marcação se sobressaiu e nenhuma das equipes conseguiu vencer a defesa rival.
Da Folha de S.Paulo