Surpresa: Volkswagen vai voltar a usar nomes normais em seus elétricos

Sigla ”ID” deixará de ser usada quando o ID.2 de produção chegar às lojas

Praticamente uma década depois do dieselgate e após apostar forte na transição para elétricos – ao menos no mercado europeu, parece que a VW finalmente percebeu que as pessoas não gostam de carros que soam como se fossem versões de firmware, ou que ficam confusos sobre como é a pronúncia dos seus modelos. A informação veio de uma entrevista com a agência austríaca Auto und Wirtschaft, onde executivos da Volkswagen decidiram oficialmente retirar a sigla “ID” de seus futuros elétricos.

É isso mesmo, modelos como o ID.3, ID.4 e ID.Buzz devem ser os últimos de sua era. Os futuros VWs, como o ID.2 e o recém-anunciado VW ID. EVERY1 receberão nomes mais normais – e não um amontoado de letras maiúsculas, pontuação e números na tampa do porta-malas. “Os carros voltarão a ter nomes de verdade”, disse Martin Sander, membro da diretoria da VW, em uma entrevista à publicação.

O ID.2 está programado para ser lançado em 2026, o que significa que a Volkswagen provavelmente começará suas mudanças de nome por volta dessa época. A Volkswagen ainda não deu nenhuma dica sobre os novos nomes ou design. Sander diz que isso acontecerá “quando chegar a hora”. Isso dá aos alemães o momento perfeito para mudar as coisas no departamento de estilo e introduzir uma nova marca para seus EVs.

Para sermos justos, os nomes atuais nunca foram tão ruins, ela simplesmente não condizia com a história da Volkswagen. A empresa construiu sua reputação com base em modelos como Fusca, Gol, Golf, Jetta e Passat (todos os nomes que vêm com uma história de fundo interessante e consistente). Mudar de nome pode ter parecido certo para a nova era de carros eletrificados da VW, mas esses nomes modernos não trazem realmente apelo com o público.

Do InsideEVs