SUVs pagarão mais caro por estacionamento em Paris

Segundo dados, a quantidade de utilitários esportivos na capital francesa cresceu em 60% durante os últimos 4 anos

A categoria dos SUVs é a que mais cresce no mundo, sendo oferecidos hoje em diversos tamanhos e formatos. O porte avantajado e peso elevado preocupam as autoridades devido ao perigo que provocam para outros veículos, pedestres e ciclistas, fora as emissões. A prefeitura de Paris está propondo uma taxação maior para o estacionamento de SUVs no centro da cidade.

A medida ainda não foi anunciada oficialmente, portanto não existem dados do quanto que os motoristas desses veículos terão que pagar a mais. Um conselheiro justificou a medida como um combate à “obesidade automotiva”, chamando de absurdo o crescimento dos carros que rodam pelo centro de Paris. Essa decisão ganhou com unanimidade e entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2024.

Segundo dados oficiais, a quantidade de SUVs em Paris cresceu 60% nos últimos 4 anos, fazendo parte de 15% da frota total de veículos privados estacionados na cidade diariamente. O político David Belliard disse ao jornal The Guardian que não existem estradas de terra ou montanhas na cidade, os SUVs são inúteis, perigosos e inconvenientes em Paris.

Um grupo que defende os motoristas justificou que o aumento da quantidade de SUVs é devido as famílias que estão trocando suas minivans por esses carros. A cidade de Lion também definiu taxas de estacionamento maiores para esse tipo de carro, em Grenoble uma medida similar está em discussão.

Do AutoPapo