‘Tantas Letras!’ dá início neste sábado a palestras e cursos
Os interessados devem retirar os bilhetes uma hora antes na bilheteria do teatro. Ao total, são 200 convites limitados a dois por pessoa
O programa Tantas Letras! da Secretaria de Educação e Cultura de São Bernardo do Campo começa neste sábado (25) no Teatro Cacilda Becker (Praça Samuel Sabatini, 1.325 – Paço Municipal). Das 16h às 18h, o professor da Universidade de São Paulo (USP) Franklin Leopoldo e Silva fará a palestra “A felicidade na Filosofia”. Os interessados devem retirar os bilhetes uma hora antes na bilheteria do teatro. Ao total, são 200 convites limitados a dois por pessoa.
As próximas palestras estão marcadas em junho com o historiador Francisco Alambert, e julho com o geógrafo Heinz Dieter Heidemann, sempre no horário das 16h às 18h. Os participantes recebem certificados.
A programação do Tantas Letras! também inclui cursos de literatura na Câmara de Cultura Antonino Assumpção (Rua Marechal Deodoro, 1.325 – Centro). Os encontros acontecerão de 25/4 a 8/8, das 14h às 18h, e serão dedicados à reflexão sobre a literatura, bem como à produção e discussão dos trabalhos dos próprios alunos.
As aulas serão ministradas por profissionais de renome da literatura, como Reynaldo Damazio que ministrará o curso de crítica literária, o especialista Tiago Novaes, com o curso sobre prosa, e Tarso de Melo, que ficará com poesia. Todas as 90 vagas disponíveis foram preenchidas, com 195 inscritos.
De acordo com a secretaria, existe uma preocupação do município em incentivar as ações de fomento à literatura, uma vez que as atividades para esta linguagem são geralmente escassas nas programações culturais em geral.
Projeto – O Tantas Letras! teve a sua primeira edição em 2007 e resultou na publicação da revista Tantas Letras!, reunindo trabalhos de alunos. Segundo a secretaria, a idéia do projeto não é explicar os clássicos da literatura ou ensinar a escrever o português de maneira correta, mas promover um trabalho voltado à apreciação dos textos e ao estímulo à criação dos alunos.
Este ano, além das palestras, outra inovação é o encontro de monitoria, quando os alunos da edição anterior poderão atuar como monitores, criando diálogo e troca de experiências entre as turmas. Durante as monitorias, além da discussão sobre os exercícios propostos pelos coordenadores de oficina, os alunos serão responsáveis por preparar as atividades de difusão dos seus próprios trabalhos.
Da Prefeitura de São Bernardo