Tarifa zero: Vicentinho apresenta projeto

O deputado Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT-SP), apresentou ontem na Câmara Federal projeto de lei que proíbe a cobrança de tarifas bancárias nas contas.

O parlamentar quer impedir as instituições financeiras de cobrar tarifas ou qualquer outra forma de contrapartida pela prestação de serviços bancários aos companheiros que forem obrigados a abrir contas para o recebimento de seus salários em banco determinado pelo patrão.

Ele entende por serviços bancários abertura, manutenção e movimentação de conta corrente; transferência, depósitos e ordens de crédito; fornecimento de talões de cheques; consultas de saldos em terminais eletrônicos; emissão por terminal eletrônico de extrato; e outros.

Vicentinho lembrou declaração do presidente do Sindicato, José Lopez Feijóo, para defender o projeto. “A categoria conseguiu aumento real de 4% em 2004, o melhor resultado em dez anos, e não é justo que os bancos fiquem com metade deste valor apenas por depositarem nosso salário”, disse Feijóo. “Apresentamos o projeto para corrigir essa distorção”, acrescentou Vicentinho.