Tarifaço de Trump já afeta transporte brasileiro de carga

Pesquisa da NTC&Logística indica embarques antecipados ou cancelados pelos clientes, além de risco de recessão

A NTC&Logísfica divulgou na segunda-feira, 8, pesquisa sobre os efeitos no setor de transporte de cargas e logística do tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump no último dia 8 de agosto. A sobretaxa de 50% sobre vários produtos brasileiros “já provoca efeitos significativos no setor, mostrando um cenário que merece atenção”, revela a entidade.

De acordo com levantamento realizado pelo seu Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Econômicas, 82% das empresas consultadas relataram redução na demanda por fretes relacionados às exportações. Além disso, 65% informaram que embarques foram antecipados ou cancelados por seus clientes diante da insegurança quanto à efetivação das tarifas.

No que tange aos valores praticados, o cenário está dividido: 41% não observaram alterações, enquanto 29% apontaram aumento e outros 29% indicaram redução nos preços dos fretes. “Lembrando que o TRC é atividade meio, os dados apresentados pela pesquisa mostram um cenário que merece atenção”, comenta o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi.

Segundo a NTC&Logística, o estudo também revela perspectivas pouco otimistas caso as tarifas se mantenham: “Entre as respostas mais frequentes estão insegurança econômica, risco de recessão, necessidade de ajustes operacionais, desemprego e busca por novos mercados fora dos Estados Unidos”, informaram os executivos.

Do AutoIndústria