“Tarifaço” de Trump: montadoras temem invasão de carros mexicanos no Brasil

A indústria automotiva brasileira está em alerta. Embora o Brasil tenha escapado das tarifas mais pesadas impostas pelo governo dos Estados Unidos sobre veículos importados, o impacto indireto dessas medidas pode ser devastador para o setor nacional. A principal preocupação da Anfavea, associação que representa as montadoras no país, é clara: o México pode se transformar em um super rival, absorvendo investimentos que antes teriam como destino o Brasil.

O ponto central da preocupação é a reconfiguração da cadeia produtiva das montadoras globais. Com as novas tarifas de 25% impostas por Donald Trump a veículos importados, principalmente do México — que atualmente exporta 3,2 milhões de unidades por ano para os EUA, o equivalente a 76% de sua produção total — as fábricas mexicanas devem perder mercado no território norte-americano. E o que fazer com essa capacidade ociosa?

Segundo o presidente da Anfavea, o risco é que as multinacionais passem a abastecer o mercado brasileiro com carros feitos no México, em vez de manter ou expandir a produção local. “Nós estamos falando das mesmas empresas. A empresa que tem fábrica nos Estados Unidos, no México e no Brasil. Se ela tiver que investir, vai colocar o dinheiro onde já existe capacidade ociosa. E isso é no México”, enfatizou.

O movimento tem efeitos profundos sobre os planos de investimento da indústria no Brasil. “Em outras palavras: o bolso é um só. Se a empresa tem que investir mais nos Estados Unidos, devido à política americana, ela vai tirar de outro lugar. E o mais provável é que esse lugar seja o Brasil”, disse Leite. “O executivo brasileiro vai ter que convencer a matriz: ‘Por que investir no Brasil se há capacidade ociosa no México?'”

Do UOL