Taxa global de vendas de veículos caiu em janeiro

Levantamento da GlobalData apontou, contudo, que houve aumento nas negociações na comparação com o mesmo mês de 2023

Segundo levantamento da GlobalData, a taxa global de vendas de veículos leves em janeiro desacelerou para 82 milhões de unidades/ano. Em dezembro o indicador apontou para 90 milhões de unidades/ano. Porém, na comparação interanual, no mês passado foram vendidos 6,7 milhões de veículos leves. Resultado que representou alta de 16% sobre o volume vendido em janeiro de 2023. Os principais mercados viram a taxa global de venda cair em janeiro na comparação com dezembro.

Nos EUA, houve sinais de uma redução dos preços médios a um ritmo mais rápido, para US$ 44.874, queda de US$ 1.332 na comparação mês a mês. Mesmo assim, a taxa global de venda na América do Norte recuou para 14,8 milhões de unidades/ano, abaixo dos 16,3 milhões de unidades/ano em dezembro. O mercado da Europa Ocidental também registrou diminuição na taxa global de vendas de 14,8 milhões de unidades/ano em dezembro para 13,6 milhões de unidades/ano, em janeiro.

Em compensação, no mês passado, os licenciamentos totais na região chegaram 1 milhão de unidades, crescimento de quase 10% na comparação com o mesmo mês de 2023. Já na Europa Oriental, a taxa global subiu de 4 milhões para 4,8 milhões de unidades mês a mês. A expectativa da GlobalData é de que a recuperação das atividades na Ucrânia e na Rússia, juntamente com um forte desempenho na Turquia, impulsionem as vendas na região. Na China, os dados preliminares da consultoria indicam que as vendas internas desaceleraram acentuadamente em janeiro.

A taxa global de vendas no mês passado foi de 19,9 milhões de unidades/ano, uma queda de 24% em relação aos 26,2 milhões de unidades/ano em dezembro. O recuo na taxa global do Brasil, de 2,57 milhões de unidades em dezembro de 2023 para 2,04 milhões de unidades/ano em janeiro de 2024 é visto pela consultoria como reflexo das vendas tradicionalmente mais lentas no início do ano. Na comparação anual, os licenciamentos cresceram 16,6%, para 152,1 mil unidades.

Do Automotive Business