Tesla declara guerra a seus próprios clientes e jornalistas que ousam criticar seus carros, os processando e ainda pedindo indenização
A Tesla tem adotado uma postura agressiva contra clientes e veículos de imprensa que fazem críticas à marca, conforme reportagem da agência de notícias Associated Press. Um dos casos mais emblemáticos é o de Zhang Yazhou, uma proprietária de um Tesla Model 3 na China, que enfrentou um processo de difamação movido pela montadora após reclamar publicamente sobre uma falha nos freios do carro de sua família.
Além de perder o caso, ela foi condenada a pagar mais de 23 mil dólares à empresa e obrigada a se retratar publicamente. Esse não é um caso isolado. Nos últimos quatro anos, a Tesla processou pelo menos seis proprietários de veículos na China que relataram problemas mecânicos, acidentes ou falhas de qualidade. Além disso, ao menos seis blogueiros e dois veículos de imprensa chineses também foram processados por publicarem reportagens críticas sobre a empresa.
A revisão de documentos judiciais feita pela Associated Press revela que Tesla venceu todos os 11 casos cujo desfecho pôde ser verificado, sendo que dois deles ainda estão em fase de apelação. Embora não seja comum que montadoras processem seus próprios clientes, Tesla tem adotado essa estratégia de forma sistemática, aproveitando sua influência dentro da China para silenciar críticas.
O governo chinês, que tem uma relação estreita com a empresa, concede à Tesla benefícios regulatórios, incentivos fiscais e condições especiais para sua operação no país, tornando-a uma peça-chave na estratégia da China para o crescimento dos veículos elétricos. Como consequência, consumidores que tentam processar a montadora por falhas em seus veículos frequentemente encontram dificuldades na justiça. Além de consumidores, a Tesla também tem recorrido aos tribunais contra jornalistas e veículos de imprensa que publicam reportagens críticas.
Do Notícias Automotivas