Tesla inicia construção de fábrica de lítio no Texas, em momento significativo

Elon Musk se juntou ao governador do Texas, Greg Abbott, para a cerimônia de inauguração de sua nova refinaria de lítio

A Tesla iniciou a construção de sua nova refinaria de lítio no Texas, que deve produzir o suficiente do metal para baterias para construir 1 milhão de veículos elétricos até 2025. O diretor-presidente Elon Musk, que se juntou ao governador do Texas, Greg Abbott, para a cerimônia de inauguração realizada no dia 08, disse que a construção deve ser concluída no próximo ano, com a produção começando em 2025. Isso fará da Tesla a única montadora americana a refinar seu próprio lítio.

É um momento significativo para a Tesla e marca o início de um novo negócio, longe da produção tradicional de veículos elétricos da empresa e na mineração de lítio. Os preços do lítio caíram de seu pico logo após a empresa ter proposto a nova instalação em setembro. Os preços de referência do lítio chegaram a quase US$ 90 mil a tonelada em novembro do ano passado, antes de cair para cerca de US$ 24 mil a tonelada no final de abril.

As montadoras têm lutado para garantir matérias-primas, como o lítio, para expandir a capacidade da bateria para veículos elétricos. Musk disse anteriormente que a mineração de lítio é uma licença para imprimir dinheiro, embora isso tenha ocorrido no ano passado, antes da queda dos preços.

A mudança para o refino de lítio deve aliviar os problemas da cadeia de suprimentos e acelerar a produção de veículos elétricos para a Tesla. “Ao olharmos alguns anos à frente, um ponto de estrangulamento fundamental no avanço dos veículos elétricos é a disponibilidade de baterias de lítio”, disse Musk na cerimônia, informou a “Reuters.”

Do Valor Econômico