Tesla pede mais impostos para carros a combustão
Danos ambientais, quem paga essa conta? Para a Tesla é você, dono de carro com motor a combustão. A marca americana, controlada por Elon Musk, quer que os proprietários de carros comuns paguem mais impostos. Isto se deu no Reino Unido, onde a Tesla pressionou autoridades locais a aumentar os impostos sobre carros a gasolina e diesel, como forma de compensação por danos ambientais.
Em contrapartida, a Tesla pediu aumento nos incentivos fiscais para carros elétricos, segundo o The Guardian. Aliás, a montadora de Fremont teria até pedido isenção de imposto de circulação no Reino Unido. A proposta é fazer com que os carros comuns fiquem mais caros e os elétricos mais baratos no país, que deve eliminar as vendas de carros a gasolina e diesel em 2030.
Num relatório da Tesla para o governo britânico, a marca disse: “Fazer donos de novos carros movidos a combustível fóssil pagarem pelos danos que causam é inteiramente razoável e lógico”. A Tesla ainda sugeriu que os fabricantes fossem obrigados a vender uma cota de carros sem emissão de poluentes. O tal relatório da marca foi apresentado em julho do ano passado, mas só agora se tem conhecimento de seu conteúdo.
Segundo a imprensa britânica, apenas a Tesla se posicionou favorável ao fim dos carros novos a gasolina e diesel no final de década. Ainda assim, os requerimentos da empresa junto ao governo local não deverão ser atendidos plenamente. O motivo é um desgaste político, já que o aumento de impostos é algo impopular em qualquer lugar do mundo. Num setor sensível como o automotivo, elevar os preços dos carros, ainda mais em uma crise, é impactar enormemente a economia.
Do Notícias Automotivas